Ao se depararem com a quantidade de impostos e a burocracia para cumprir obrigações fiscais, os empresários sofrem na pele os efeitos de não ter conhecimento nesta área. Assim, a busca por uma assessoria tributária é algo muito natural.
📋 Índice
Ocorre que, ao procurar os especialistas, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre o papel da assessoria e como realizar uma boa escolha. Afinal, por diversas vezes, o interessado é alguém sem experiência nesse tipo de contratação.
Se você está entre aqueles com dificuldades para enfrentar essas questões, continue lendo este post para esclarecer suas dúvidas e saber o que considerar ao buscar o auxílio de profissionais!
O que faz uma assessoria tributária?
O papel da assessoria tributária é fornecer um verdadeiro mapa sobre os impostos, taxas e contribuições que incidem sobre a empresa. Os especialistas identificam quais são os tributos, como reduzir o peso desses pagamentos e que oportunidades existem para gerar receita para o negócio.
A partir de então, as organizações recebem o auxílio para encontrarem, dentro das opções disponíveis, a situação mais favorável. Igualmente, elas se tornaram aptas a antecipar as mudanças na legislação e estar sempre em dia com as obrigações legais.
Quando é necessária?
O ideal é buscar a assessoria tributária tão logo o negócio ganhe forma. Isso porque, as escolhas, já nessa etapa, determinam o futuro das empresas. Para se ter uma ideia, em pesquisa do Sebrae, a falta de planejamento é apontada como um das principais causas de mortalidade de empreendimentos.
No entanto, a situação mais urgente é o das pequenas e médias empresas que já não são novatas. Como há um histórico, a tendência é que os empresários tenham passado alguns anos pagando mais impostos do que deveriam, bem como deixando oportunidades fiscais de lado.
Em nossa experiência, os tributos podem chegar a 40% dos custos das organizações e os empresários — por não terem o know-how na área tributária — encontram dificuldades para resolver o problema.
Quais as vantagens?
Os empresários, muitas vezes, não compreendem a quantidade de tributos que pagam, tampouco as oportunidades de ganhar dinheiro enfrentando esse problema. Consequentemente, a principal vantagem de contratar uma assessoria é contar com conhecimento e experiência.
A partir desses fatores, surgirão outros benefícios:
-
melhorar o planejamento tributário, visando a redução dos impostos;
-
encontrar o regime tributário mais adequado;
-
identificar oportunidades, como créditos tributários e benefícios fiscais;
-
gerar receita e diminuir custos, abatendo débitos, reduzindo os tributos incidentes ou reavendo valores;
-
mapear as responsabilidades da empresa e facilitar o seu cumprimento.
Quais os resultados podem gerar para minha empresa?
A assessoria tributária se reflete na compreensão do negócio e nos resultados financeiros da empresa. Entre outros benefícios, é possível citar os seguintes:
-
saber que impostos são pagos pela empresa;
-
reduzir essas despesas;
-
aumentar a margem de lucro;
-
obter a restituição de valores pagos indevidamente;
-
descontar créditos junto aos órgãos públicos dos pagamentos futuros.
Não por acaso, muitos empresários, atualmente, lucram com os serviços de consultoria, além de tornarem seus negócios mais aptos a lidar com o mercado.
Quais são as características de uma boa assessoria tributária?
Agora que você já sabe o que é assessoria tributária, alguns critérios para selecionar os bons profissionais seriam bastante úteis, não é mesmo? Então, confira alguns!
Agilidade
Compare o período necessário para entrega do serviço. Afinal, quanto antes a empresa cessar os prejuízos e obter receita, melhor.
Histórico
Verifique a reputação da assessoria, especialmente experiências de sucesso com contratantes do mesmo segmento ou porte da sua empresa.
Confidencialidade
Questione sobre a possibilidade de firmar uma cláusula de sigilo, uma vez que a assessoria terá acesso às informações financeiras e contábeis da empresa.
Proposta
Verifique quais são os serviços oferecidos pela assessoria e qual é a proposta de valor que ela tem a oferecer. É preciso encontrar algo que atenda às características da sua empresa.
Com esses critérios, você conseguirá a assessoria tributária ideal para o seu negócio e criará uma condição financeira mais favorável.
Para saber mais sobre como melhorar as finanças do seu negócio, assine nossa newsletter e fique ligado às nossas dicas de gestão!
Fabrício da Silva
CEO | Comercial
FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial
Precisa de Consultoria Tributária?
Nossa equipe pode ajudar com planejamento tributário, defesa fiscal e muito mais!