O que considerar ao investir em uma assessoria tributária? Descubra!

4 minutos para ler

Ao se depararem com a quantidade de impostos e a burocracia para cumprir obrigações fiscais, os empresários sofrem na pele os efeitos de não ter conhecimento nesta área. Assim, a busca por uma assessoria tributária é algo muito natural.

Ocorre que, ao procurar os especialistas, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre o papel da assessoria e como realizar uma boa escolha. Afinal, por diversas vezes, o interessado é alguém sem experiência nesse tipo de contratação.

Se você  está entre aqueles com dificuldades para enfrentar essas questões, continue lendo este post para esclarecer suas dúvidas e saber o que considerar ao buscar o auxílio de profissionais!

O que faz uma assessoria tributária?

O papel da assessoria tributária é fornecer um verdadeiro mapa sobre os impostos, taxas e contribuições que incidem sobre a empresa. Os especialistas identificam quais são os tributos, como reduzir o peso desses pagamentos e que oportunidades existem para gerar receita para o negócio.

A partir de então, as organizações recebem o auxílio para encontrarem, dentro das opções disponíveis, a situação mais favorável. Igualmente, elas se tornaram aptas a antecipar as mudanças na legislação e estar sempre em dia com as obrigações legais.

Quando é necessária?

O ideal é buscar a assessoria tributária tão logo o negócio ganhe forma. Isso porque, as escolhas, já nessa etapa, determinam o futuro das empresas. Para se ter uma ideia, em pesquisa do Sebrae, a falta de planejamento é apontada como um das principais causas de mortalidade de empreendimentos.

No entanto, a situação mais urgente é o das pequenas e médias empresas que já não são novatas. Como há um histórico, a tendência é que os empresários tenham passado alguns anos pagando mais impostos do que deveriam, bem como deixando oportunidades fiscais de lado.

Em nossa experiência, os tributos podem chegar a 40% dos custos das organizações e os empresários — por não terem o know-how na área tributária — encontram dificuldades para resolver o problema.

Quais as vantagens?

Os empresários, muitas vezes, não compreendem a quantidade de tributos que pagam, tampouco as oportunidades de ganhar dinheiro enfrentando esse problema. Consequentemente, a principal vantagem de contratar uma assessoria é contar com conhecimento e experiência.

A partir desses fatores, surgirão outros benefícios:

  • melhorar o planejamento tributário, visando a redução dos impostos;

  • encontrar o regime tributário mais adequado;

  • identificar oportunidades, como créditos tributários e benefícios fiscais;

  • gerar receita e diminuir custos, abatendo débitos, reduzindo os tributos incidentes ou reavendo valores;

  • mapear as responsabilidades da empresa e facilitar o seu cumprimento.

Quais os resultados podem gerar para minha empresa?

A assessoria tributária se reflete na compreensão do negócio e nos resultados financeiros da empresa. Entre outros benefícios, é possível citar os seguintes:

  • saber que impostos são pagos pela empresa;

  • reduzir essas despesas;

  • aumentar a margem de lucro;

  • obter a restituição de valores pagos indevidamente;

  • descontar créditos junto aos órgãos públicos dos pagamentos futuros.

Não por acaso, muitos empresários, atualmente, lucram com os serviços de consultoria, além de tornarem seus negócios mais aptos a lidar com o mercado.

Quais são as características de uma boa assessoria tributária?

Agora que você já sabe o que é assessoria tributária, alguns critérios para selecionar os bons profissionais seriam bastante úteis, não é mesmo? Então, confira alguns!

Agilidade

Compare o período necessário para entrega do serviço. Afinal, quanto antes a empresa cessar os prejuízos e obter receita, melhor.

Histórico

Verifique a reputação da assessoria, especialmente experiências de sucesso com contratantes do mesmo segmento ou porte da sua empresa.

Confidencialidade

Questione sobre a possibilidade de firmar uma cláusula de sigilo, uma vez que a assessoria terá acesso às informações financeiras e contábeis da empresa.

Proposta

Verifique quais são os serviços oferecidos pela assessoria e qual é a proposta de valor que ela tem a oferecer. É preciso encontrar algo que atenda às características da sua empresa.

Com esses critérios, você conseguirá a assessoria tributária ideal para o seu negócio e criará uma condição financeira mais favorável.

Para saber mais sobre como melhorar as finanças do seu negócio, assine nossa newsletter e fique ligado às nossas dicas de gestão!

 

Fabrício da Silva

CEO | Comercial

FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial

fabricio@fdstributario.com.br

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta