A receita federal mantém um sistema que lista possíveis créditos das empresas, através do sistema chamado de Sistema de Conta Corrente de Pessoa Jurídica – Sincor e Sistema “Conta Corrente de Pessoa Jurídica – CONTACORPJ”.
Esses dados permaneceram em absoluto sigilo até pouco tempo atrás, quando o Supremo Tribunal Federal ordenou que a receita federal entregasse tal relatório as empresas.
Como se nota no modelo abaixo, esse relatório é muito preciso, afinal, é produzido pelos sistemas da Receita Federal, contendo todos os dados sobre os pagamentos realizados pelas empresas, como o o código do tributo, a data e o valor pago, além de outros.
Esses possíveis créditos têm naturezas diversas, como o pagamento de multas indevidas por exemplo, o que os tornam incontestáveis.
Portanto é inquestionável a segurança das empresas para obter essa informação importantíssima, pois servem de base para que a empresa verifique se os seus pagamentos estão corretos, ou se estão sendo desembolsados valores desnecessários.
Procure uma consultoria especializada
Contrate profissionais que possam agregar o know-how em matéria tributária e auxiliar o planejamento. Muitas vezes, por sua estrutura limitada, as pequenas e médias empresas não reúnem condições de manter especialistas em seus times.
Sendo assim, a consultoria externa pode ser um caminho para obter informações relevantes, como é o SINCOR. Afinal, o próprio retorno obtido com a redução de custos compensa o investimento.
Gostou do conteúdo? Como você vem enfrentando o problema dos tributos na sua empresa? Deixe seu comentário no post e contribua com a sua experiência para tornar esse material ainda mais rico!
Fabrício da Silva
CEO | Comercial
FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial
fabricio@fdstributario.com.br
Adorei seu post sobre higienização de dados. Vou adicionar ao meu bookmark para acompanhar futuramente.
Meu site https://www.dataseek.com.br também possui diversas informações sobre o assunto.
Somos uma Big Data especializada em serviços de mailing.
Sucesso
boa tarde,
tem algum formulario que eu possa solicitar o sincor na receita? como faço pra fazer o pedido administrativo?
obrigada.
Favor solicitar pelo email fabricio@fdstributario.com.br