A logística tributária se revela uma importante aliada para reduzir encargos em transportadoras e distribuidoras, uma vez que os estados e municípios não adotam normas uniformes. Normalmente, uma simples decisão sobre o trajeto pode modificar a balança e trazer avanços em termos de lucratividade.
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Não por acaso, os empresários devem investir em conhecimento sobre a legislação para mapear as oportunidades e ameaças e buscar a situação mais favorável para a organização. A boa notícia é que, se você chegou até esse conteúdo, o primeiro passo foi dado.
A seguir, abordaremos o que é e como funciona a logística tributária, além de fornecer dicas para implementar essa estratégia em pequenas e médias empresas. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura!
O que é e como funciona a logística tributária?
Consiste na parte do planejamento tributário responsável por reduzir a carga tributária nas operações logísticas. Isto é, assim como identificamos custos de manutenção, combustível, hospedagem, alimentação ao planejar o deslocamento em distribuidoras e transportadoras, podemos analisar quais são os impostos e benefícios fiscais.
A tarefa exige um verdadeiro mapeamento dos chamados fatos geradores, ou seja, das situações previstas em lei como causadoras da cobrança de impostos, taxas e contribuições. Isso sem contar um conhecimento profundo dos benefícios fiscais. Você sabia que muitas empresas mudam a sede para pagar menos tributos?
Nesse sentido, a equipe responsável pela logística tributária atua nos seguintes pontos:
- identificar quais são os tributos incidentes sobre as operações logísticas da empresa;
- buscar benefícios fiscais que possam eliminar ou minimizar custos;
- postergar ao máximo o pagamento quando possível;
- avaliar qual o melhor regime tributário diante do diagnóstico;
- fornecer informações sobre o correto cumprimento das obrigações geradas pelas operações.
Sendo assim, mesmo pequenas e médias empresas podem encontrar soluções dentro da lei para pagar menos impostos e, assim, serem mais rentáveis.
Quais são os benefícios da logística tributária?
O planejamento com base na logística tributária é estratégico para pequenas e médias empresas. Veja, a seguir, os principais benefícios que a prática traz para a empresa.
Reduz os custos
Elimina tributos e minimiza a ocorrência de fatos geradores para que a empresa gaste menos com encargos.
Aumenta a lucratividade
Aumenta a quantidade de recursos que sobram para a empresa após o pagamento de todas as despesas, o que é determinante para reinvestir no crescimento do negócio.
Simplifica o pagamento
Dá uma ideia mais clara sobre os valores cobrados e os passos necessários para ficar em dia com as obrigações.
Como fazer logística tributária?
Uma vez entendida a importância da logística tributária no funcionamento da empresa, é preciso saber quais são os procedimentos para melhorar esse planejamento no seu negócio. Veja as dicas abaixo para ser bem-sucedido.
Fique de olho nas leis
Pesquise sobre a legislação do segmento da empresa e, principalmente, sobre os tributos que recaem sobre sua atividade. O conhecimento é a principal ferramenta para uma boa logística.
Tenha uma equipe qualificada
Reúna profissionais com competências técnicas em Direito Tributário e Contabilidade para que eles forneçam embasamento para as decisões da empresa.
Escolha a modalidade tributária ideal
Identifique, dentro das informações recolhidas, qual a melhor maneira de realizar as operações logísticas, focando principalmente na decisão sobre o regime tributário ideal.
Procure uma consultoria especializada
Contrate profissionais que possam agregar o know-how em matéria tributária e auxiliar o planejamento. Muitas vezes, por sua estrutura limitada, as pequenas e médias empresas não reúnem condições de manter especialistas em seus times.
Sendo assim, a consultoria externa pode ser um caminho para criar uma logística tributária mais eficiente. Afinal, o próprio retorno obtido com a redução de custos compensa o investimento.
Gostou do conteúdo? Como você vem enfrentando o problema dos tributos na sua empresa? Deixe seu comentário no post e contribua com a sua experiência para tornar esse material ainda mais rico!
Fabrício da Silva
CEO | Comercial
FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial
fabricio@fdstributario.com.br
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