Você sabe o que é compensação de tributos? Descubra aqui!

3 minutos para ler

Na rotina de procedimentos contábeis, fiscais e tributários, é comum que ocorram erros nos recolhimentos e nas apurações dos valores ou, até mesmo, cobranças indevidas. É em razão desse tipo de situação que surgiu a figura da compensação de tributos.

O Código Tributário Nacional prevê, em seu artigo 170, a possibilidade de compensar créditos nos casos em que a empresa identifica o pagamento de um valor de forma indevida ou que ultrapasse o valor inicialmente devido.

Elaboramos este artigo com o objetivo de ajudar o empresário a compreender melhor o funcionamento desse instituto e como ele pode ser aplicado para organizar as finanças do seu negócio. Acompanhe!

O que é compensação de tributos?

A compensação é um instituto que permite às empresas recuperar um valor pago anteriormente para quitar suas obrigações tributárias. Ela pode ser utilizada por qualquer empresa, desde que atenda aos requisitos legais e comprove o seu direito de compensação.

Quais tributos podem ser compensados?

Além disso, é importante destacar que a compensação pode ser feita em qualquer imposto, seja ele de obrigação municipal, seja ele de obrigação estadual, seja ele de obrigação federal. Para isso, basta respeitar o procedimento vinculado à cobrança e à compensação daquela obrigação.

Como solicitar a compensação de tributos?

O procedimento vai depender do tipo de tributo objeto do pedido de compensação. No caso de um tributo federal, o pedido deve ser realizado junto à Receita Federal. O órgão recebe e avalia o pedido e, em caso de conformidade, ele autoriza o procedimento.

Pode acontecer de a Receita solicitar informações adicionais. Nesse caso, a empresa deverá apresentar os documentos solicitados ou responder aos questionamentos a fim de corroborar os seus argumentos.

Se a empresa tem saldos credores de tributos ou créditos reconhecidos judicialmente, ela também pode fazer um pedido de habilitação junto ao órgão, viabilizando a compensação de um tributo com outro diverso.

Com relação aos tributos municipais e estaduais, como o ICMS e o ISS, a empresa precisa seguir o procedimento aplicado pelas secretarias da fazenda do seu estado e município. Em alguns casos, o procedimento é totalmente online, já outros órgãos, por sua vez, exigem a apresentação de um pedido físico, por meio de requerimento impresso.

Existe um prazo para requerer a compensação?

A legislação tributária determina que só pode ser feito o pedido de compensação de impostos pagos em um período de até cinco anos. Assim, transcorridos cinco anos do pagamento, mesmo existindo o direito, o pedido não é deferido pelos órgãos.

Vale destacar que, em todas as compensações, o valor devolvido é corrigido pela taxa Selic, com base na mesma tabela que calcula os juros em pagamentos de impostos atrasados. 

O pedido de compensação exige conhecimento acerca da legislação e dos procedimentos adotados pelos órgãos fazendários. Por isso, é importante que as empresas busquem pelo apoio técnico de profissionais especializados, já que eles podem oferecer todo o suporte técnico necessário para encaminhar os pedidos com segurança e agilidade.

A FDS Advocacia é especializada em planejamento tributário, estando entre as suas atividades o encaminhamento e acompanhamento de pedidos de compensação de tributos. 

Você quer avaliar o seu direito à compensação de tributos na sua empresa? Entre em contato com a FDS Advocacia e descubra como podemos ajudá-lo.

Fabrício da Silva 

CEO | Comercial 

FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial 

fabricio@fdstributario.com.br

Posts relacionados

Deixe uma resposta