fazer um planejamento tributário fazer um planejamento tributário

Passo a passo de como fazer um planejamento tributário eficiente

4 minutos para ler

Devido ao tamanho e complexidade da carga tributária brasileira, fazer um planejamento tributário é sempre uma etapa determinante para sobrevivência e crescimento dos negócios. É preciso, dentro das opções legais, buscar maneiras de minimizar custos para ser bem-sucedido.

No caso das pequenas e médias empresas, a importância é redobrada. Isso porque, com um faturamento menor do que o das grandes organizações, a margem para erros é estreita. Você terá sérios problemas de fluxo de caixa se não estiver na condição mais favorável.

Quer aprender como fazer o planejamento tributário e reduzir o peso de impostos, taxas e contribuições? Então, continue lendo este conteúdo e, ao final, veja o passo a passo que criamos especialmente para os gestores de PME’s!

O que é e qual a importância do planejamento tributário?

Trata-se de pensar e predefinir o comportamento da empresa diante da legislação tributária, visando minimizar o consumo de recursos com o pagamento de impostos, taxas e contribuições. Esse plano normalmente é construído em cima dos seguintes pilares:

  • evitar a ocorrência de fatos geradores, ou seja, das situações previstas em lei que geram obrigações fiscais;
  • reduzir a quantidade de recursos consumidos pelo pagamento de tributos;
  • estruturar os processos de quitação e controle de obrigações tributárias, do levantamento de informações até o efetivo pagamento;
  • identificar oportunidades de benefícios fiscais, como deduções, regimes e alíquotas diferenciadas.

Note, portanto, que o planejamento tributário se relaciona diretamente com a melhoria da lucratividade e do fluxo de caixa da empresa. Afinal, o objetivo é concretizar um ataque frontal a um dos principais custos dos negócios.

Como fazer um planejamento tributário?

A lista abaixo contém ações importantes de planejamento tributário e trará benefícios imediatos para sua empresa. Reúna sua equipe para encontrar soluções dentro dos tópicos.

Conheça a legislação

Agrupe o máximo de informações acerca da legislação tributária que recai sobre a empresa. A partir de então, descreva quais são as obrigações fiscais, seus valores, fórmula de cálculo e fatos geradores.

Identifique o regime tributário ideal

Conheça as características dos regimes tributários e identifique qual a melhor opção. Normalmente, isso passa por entender os encargos das atividades da empresa e por projetar a tributação nas três modalidades existentes: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional.

Crie cenários

Trace um paralelo entre o plano tributário e o plano de negócios, identificando como será a incidência de impostos, taxas e contribuições em cenários futuros. Assim, é possível programar mudanças para estar sempre alinhado às características do negócio.

Defina estratégias e metas

Reúna sua equipe para definir as metas de planejamento tributário, ou seja, quais são as etapas que se pretende concretizar no curto, médio e longo prazo. A seguir, estabeleça os meios para atingir essas metas.

Fixe um cronograma

Distribua as medidas ao longo do tempo, colocando prazos para que elas sejam concluídas. Por exemplo, se você mudará de regime tributário, qual o prazo para reunir todos os documentos? E para concretizar a mudança junto aos órgãos públicos?

Organize documentos e pagamentos

Descreva o passo a passo para que os colaboradores armazenem os documentos e quitem as obrigações tributárias. O ideal é ter um calendário constantemente atualizado com o cálculo e datas de vencimento dos tributos.

Por fim, vale ressaltar que, com os passos mencionados, sua empresa pode fazer um planejamento tributário bastante eficiente. No entanto, não deixe de consultar especialistas para encontrar situações ainda mais vantajosas para o negócio.

Quer receber mais dicas para reduzir encargos? Então, curta nossa página no Facebook e leia nosso conteúdo em primeira mão!

Fabrício da Silva 
CEO | Comercial 
FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial 
fabricio@fdstributario.com.br

Posts relacionados

Deixe uma resposta