Confira erros de gestão tributária que sua empresa deve evitar!

4 minutos para ler

É muito comum encontrar empresas que cometem erros de gestão tributária.Trata-se de um problema muito sério pois pode gerar um impacto expressivo na saúde financeira de uma organização empresarial. A alta carga tributária, a burocracia e a volatilidade das regras legais são três fatores que influenciam fortemente neste cenário.

A dúvida dos empresários é: o que fazer para evitar erros na gestão tributária? Pensando nisso, elaborei este post com o objetivo de mostrar quais são os principais erros cometidos pelos gestores e com dicas de como é possível evitá-los. Confira a seguir e melhore o desempenho financeiro da sua empresa.

Falta de planejamento

O planejamento tributário é imprescindível em qualquer empresa, independente do seu porte ou ramo de atuação. Neste sentido, é importante que o empresário invista em soluções voltadas para a área de planejamento.

Elas agregam mais controle na tributação, auxiliando no correto recolhimento de impostos e reduzindo significativamente o risco de incidência de multas.

Esse planejamento pode ser feito com uma consultoria especializada que, além de identificar os gargalos e as deficiências da organização, vai trazer soluções desenhadas de acordo com o perfil do seu negócio.

Desconhecimento a respeito da legislação

É impossível exigir que o empresário conheça todas as regras tributárias em vigor, até porque elas mudam com frequência, o que dificulta ainda mais a possibilidade de conhecer e dominar o assunto.

Assim, a falta de conhecimento sobre a legislação é um dos problemas que trazem maior vulnerabilidade para o negócio. Por isso, a dica é que o empresário procure se manter informado e que conte com o auxílio de profissionais especializados, que detenham conhecimento a respeito das constantes alterações na legislação fiscal e tributária.

Erros no cálculo do ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual e as regras de cálculo e alíquota variam de um estado para o outro.

Nesse sentido, é muito comum que existam variações no momento da realização das operações. Se o empresário não ficar atento a isso ele pode se equivocar na hora de calcular o ICMS o que causará o recolhimento do valor incorreto.

Isso gera problemas como imposição de multas e até mesmo a tramitação de processos administrativos e judiciais.

Para evitar transtornos nesse sentido é importante estar atento às regras da sua região e realizar auditorias constantes. Além disso, vale a pena investir no treinamento dos colaboradores que atuam com o setor fiscal e tributário da sua empresa.

Escolha do regime tributário inadequado

Uma boa gestão tributária está diretamente relacionada com a escolha adequada do regime de tributação. Quando o gestor escolhe um regime menos adequado, ele gera impactos que vão se estender na empresa durante todo o ano daquele exercício fiscal.

Uma escolha incorreta pode representar maiores custos e recolhimento de impostos desnecessários.

Assim, a melhor maneira de evitar o problema é por meio de um bom planejamento tributário.

Erro na entrega de obrigações acessórias

A legislação impõe aos empresários o cumprimento de inúmeras obrigações chamadas de acessórias. Entre elas estão, por exemplo, o envio da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, do Balanço patrimonial e da Demonstração de Resultados do Exercício.

O descumprimento destas obrigações pode gerar multas, além de impactar diretamente em todo o gerenciamento financeiro da organização.

Para evitar erros é recomendado o investimento na organização e a adoção de um sistema de gestão que facilite este controle.

Como você pode ver, a maior parte dos erros de gestão tributária estão vinculados à falta de um planejamento específico. Por isso, investir nessa solução é garantir saúde financeira e um crescimento sustentável para o negócio.

Quer ajudar outras pessoas a evitarem erros na gestão tributária de suas empresas? Então compartilhe este post nas redes sociais e divida essas dicas com os seus amigos e parceiros profissionais.

Fabrício da Silva  

CEO | Comercial  

FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial  

fabricio@fdstributario.com.br

Posts relacionados

Deixe uma resposta