A importância do planejamento tributário no que diz respeito ao lucro final da sua empresa

2 minutos para ler

O planejamento tributário no momento em que vivemos, diante de todos os impostos que têm de ser cobrados das empresas, pode sim aumentar o lucro final de uma companhia, não só aumentá-lo como também crescer a sua capitalização. Isso tudo mantendo a segurança fiscal, a qual é indispensável para o futuro da empresa.

Se tratando de carga tributária, o Brasil fica atrás apenas da Cuba, essa informação é referente a todos os países da América Latina. Segundo a Receita Federal, temos uma relevante margem de impostos 32,5% do PIB no ano de 2019.

Qual seria a solução para as empresas brasileiras diminuírem essa carga tributária? Primeiramente, como já foi citado, a necessidade de ter um planejamento tributário é de suma importância, pois o mesmo consegue transparecer todos os tributos que a empresa está pagando, dessa forma, um cálculo desses impostos pode refletir em um abatimento no custo de taxas e impostos futuros, juntamente ao Fisco.

Quando o responsável por esse planejamento cumpre o mesmo, o retorno vem em forma de organização fiscal da companhia. Dessa maneira, os resultados são satisfatórios, como por exemplo, o lucro real da empresa e otimização do tempo dedicado aos cálculos e pagamentos de impostos.

Ademais, quando é feita essa organização, a empresa tem uma relação transparente com o Fisco e tem uma segurança tributária avançada, a qual pode resultar em investimentos dentro do mercado com qual a empresa atua. Diante os fatos explanados, é muito importante que a empresa tenha um suporte de profissionais que dominem a legislação tributária. Dessa maneira, a empresa sente a necessidade da revisão desses procedimentos fiscais, para que assim não se percam quando ocorrer algum tipo de mudança fiscal e continuem dominando a organização fiscal da companhia.

Fabrício da Silva

fabricio@fdstributario.com.br

Posts relacionados

Deixe uma resposta